Nossos Valores

A moda tem um grande impacto no mundo e nas pessoas ao nosso redor, mas ele nem sempre é positivo.

A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo depois da petrolífera e contribui em grande parte para o aquecimento global, sendo responsável por aproximadamente 10% das emissões de carbono globais1. Quantidades imensas de energia e recursos naturais são necessárias para produzir os tecidos que usamos. E os efeitos colaterais do processo manufatureiro que afetam os trabalhadores e o meio ambiente também são bastante negativos. Por exemplo:

  • Para produzir um par de jeans são necessários 3.625 litros de água. A mesma quantidade necessária para a sobrevivência de uma pessoa por aproximadamente dois anos e meio2.
  • O cultivo do algodão utiliza 25% do total de pesticidas usados globalmente, e envenena 77 milhões de trabalhadores todo ano3.
  • Trabalhadores da indústria têxtil em Bangladesh ganham menos de 1/4 do salário mínimo local4.

 

PRODUTO, PESSOAS, PLANETA

A Fauna existe para mostrar que há uma opção melhor. Levamos em conta os três Ps: Produto, Pessoas, Planeta.

Produto é a seleção de moda de alto nível que expressa o nosso jeito de ser, ao mesmo tempo em que somos gentis com o mundo à nossa volta. Pessoas diz respeito a questões sociais. Planeta está ligado ao meio ambiente.

Verificamos os três Ps para cada marca que avaliamos em nosso processo de curadoria. Para isso, realizamos due diligence de cada marca e de seus respectivos fornecedores, a fim de averiguar que nenhuma parte engajou-se em condutas não-éticas, nocivas aos trabalhadores ou ao meio ambiente durante seus processos produtivos.

Para simplificar, desenvolvemos critérios que são atribuídos aos produtos Fauna, de acordo com nossos valores:

Através desses critérios, você poderá ver de que forma o seu produto é sustentável e entender a história por trás de cada peça. Nossos critérios são baseados nos TEN Principles, que foram desenvolvidos pelo Textiles Environment Design (TED) Institute, baseado em Londres.

 

CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE  

Fauna Sem desperdicio

Design que minimiza o desperdício e utiliza materiais e tecidos reciclados. Se aplica a roupas e acessórios que, desde o início, são desenhadas para reduzir os excedentes do processo de design e produção. 

EXEMPLOS

  • Utilização de tecidos e materiais reciclados
  • Reutilização de resíduos têxteis e outros excedentes de produção
  • Design Sem Desperdício (Zero Waste Design): técnicas que não produzem rejeitos ou excedentes no processo de corte e de produção
  • Up-cycling: processo de criar algo novo e melhor, com diferente uso e propósito, a partir da reutilização de materiais e designs antigos

FATOS

Designers influenciam aproximadamente 80-90% dos custos econômicos e ambientais de um produto5. Através da escolha dos materiais e do processo de design, ele(a)s podem influenciar significativamente a sustentabilidade, durabilidade e o impacto ambiental do produto.

Designers selecionam materiais e processos naturais, exploram tecnologias inteligentes e encontram métodos inovadores de fabricação que reduzem os impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente, bem como o consumo de energia. 

EXEMPLOS

  • Materiais orgânicos e biodegradáveis
  • Processos não-químicos, como técnicas naturais de tingimento
  • Utilização de materiais inovadores como tecidos biológicos (ex. cana de açúcar, bambu) e de técnicas de produção não convencionais (ex. impressão 3D, corte a laser)

FATOS

Cinco dos pesticidas utilizados na produção de algodão convencional nos Estados Unidos são considerados substâncias que causam câncer6, e os Estados Unidos não são o único país a usá-los. A indústria têxtil envenena milhões de trabalhadores por ano e centenas de químicos tóxicos permanecem nas roupas mesmo após muitas lavagens.

Produtos que duram e são altamente versáteis. As peças podem ser vestidas de diversas formas e os designs atemporais resistem a tendências de curto prazo.

EXEMPLOS

  • Roupas multifuncionais
  • Peças clássicas e atemporais

FATOS

Aproximadamente 48% dos produtos têxteis descartados nos EUA são perfeitamente reutilizáveis7. Em Hong Kong, 270 toneladas de roupas são descartadas todos os dias, o que representa aproximadamente 11.000 peças por hora8. Na média, peças fast fashion são usadas menos de 5 vezes e mantidas por apenas 35 dias9. Investir em peças atemporais e de qualidade, que você usará após muitas estações, podem reduzir o desperdício drasticamente!

As roupas são produzidas com foco na produção ética e em práticas trabalhistas justas. Peças classificadas no critério  “Gentileza Gera Gentileza” empoderam comunidades ao valorizar o trabalho de artesãos locais e promover o desenvolvimento de habilidades profissionais, incluindo capacitação nos processos produtivos tradicionais.

EXEMPLOS

  • A empresa ou seus fornecedores são certificados como empregadores justos, ex. B-corporation, Fairtrade
  • Os designs são criados por artesãos locais e a produção é realizada de acordo com métodos tradicionais

FATOS

A maioria dos trabalhadores da indústria têxtil em Bangladesh ganham menos de 1/4 do salário mínimo local. Na Índia, o cultivo de algodão emprega mais de 400.000 crianças10.

 

REFERÊNCIAS

1 Responsibility in Fashion 2016 

2 Truecost Movie 2015 

Responsibility in Fashion 2016 

Responsibility in Fashion 2016 

5 Redress 2016 

Responsibility in Fashion 2016 

7 USA again 2012

Truecost Movie 2015 

Responsibility in Fashion 2016 

10 Responsibility in Fashion 2016 

Faça um favor ao seu guarda roupa e ao mundo.

Inscreva-se na nossa newsletter e ganhe 10% de desconto em seu primeiro pedido!

Pesquisar na nossa loja