UMA WIKIPEDIA PARA A MODA SUSTENTÁVEL

Postado em 19 February 2017

UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA A TRANSPARÊNCIA DA INDÚSTRIA

Já se perguntou como as suas roupas foram feitas?

Hoje em dia, parece que boa parte das marcas afirma que é eco-friendly, ética, ou que seus produtos são "feitos com consciência". Basicamente, estamos cercados por benfeitores onipresentes nos quais devemos sentir confiança e conforto para reabastecer nossos guarda-roupas (apesar do fato de marcas ainda fazerem a equivalência de "responsabilidade social" com um "dia na comunidade" com seus empregados, o que, muitas vezes, é o mesmo que um piquenique no parque)

Junto com a onda de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), muitas marcas começaram a se engajar em atividades de green washing. Por questões de marketing, empresas tendem a afirmar que são muito mais sustentáveis do que o são. Mas o quão responsáveis ão as empresas realmente? O que a Everlane quer dizer quando afirma que seus produtos são "Precificados radicalmente. Feitos eticamente"? O que uma marca quer dizer quando afirma ser transparente? Com tantas definições e mensagens divergentes, passa a ser confuso para os consumidores navegarem neste ambiente tão diluído.

Project JUST oferece a solução: eles nos contam a história por trás de nossas roupas. A ideia é simples: você busca uma marca em seu catálogo e eles lhe dizem como ela está se saindo em termos de sustentabilidade. A plataforma fornece uma visão geral e de fácil compreensão. Ao analisar a cadeia de suprimentos, e olhar para as práticas de uma empresa em relação às condições de trabalho, questões ambientais, modelo de negócio, gestão e até mesmo intenções, o Project JUST faz o trabalho por nós e requer um mínimo esforço do leitor.

Como a Wikipedia, o Project JUST possibilita uma compreensão rápida e básica de um tópico, ao mesmo tempo em que oferece links, dados e recursos se você quiser mergulhar mais fundo.

O Project JUST empondera consumidores com uma ferramenta fantástica para entendimento do quão sustentável uma marca de moda realmente é. Natalie Grillon, cofundadora, nos disse que a plataforma já tem mais de 25.000 usuários desde seu lançamento, em dezembro do ano passado. Eles estão crescendo rapidamente e muitos desses usuários são visitantes que retornam com frequência, o que significa que há um apetite claro para este tipo de transparência de marcas entre os consumidores e fashionistas.

A iniciativa está desenvolvendo nesse momento uma série de guias para categorias de vestuário selecionadas, com o intuito de ajudar consumidores a fazerem escolhas conscientes baseadas em estilo, ética e sustentabilidade. Eles também disponibilizam dados para download para que marcas possam procurar parceiros que atendam às suas normas e expectativas. Os fornecedores também serão capazes de informar sobre suas condições de trabalho através do upload de informações diretamente na plataforma. E como uma usuária, posso contribuir compartilhando minhas experiências com uma marca específica. Se uma marca não está listada, eu posso simplesmente enviar um pedido para o Project JUST e a empresa será adicionada ao catálogo do site (recentemente pedimos que a Club Monaco fosse incluída, e a marca foi inserida na plataforma logo em seguida!).

Co-fundadoras do Project JUST - Shahd AlShehail e Natalie Grillon. Credito: Project JUST

Co-fundadoras do Project JUST - Shahd AlShehail e Natalie Grillon. 

Se queremos atingir o sucesso ao tornar a indústria da moda mais sustentável, os consumidores possuem um papel crucial a desempenhar. Como podemos torná-los mais conscientes? Natalie compartilhou alguns dos seus conselhos com a gente.

Como posso me tornar um consumidor mais sustentável?

  • Compre vintage. Roupas vintage possuem muitas vezes melhor qualidade e menor custo. Ao comprar vintage, você está reutilizando ao invés de usar novos recursos.
  • Compre qualidade. Peças de alta qualidade podem ter um preço mais elevado, mas irão lhe poupar tempo e dinheiro no longo prazo, uma vez que irãodurar mais tempo. Evite comprar fast fashion, se possível.
  • Compre de forma consciente. Conheça a sua marca e saiba de onde suas roupas vêm. O Project JUST pode ajudar você a entender se as práticas de determinada marca estão alinhadas com os seus valores. A compra em lojas ou plataformas que vendem moda sustentável também irá ajudá-lo(a) a se tornar um cliente mais consciente.

Quais são algumas das suas marcas favoritas, considerando estilo e sustentabilidade?

“Eu reutilizo minhas peças de forma criativa e compro vintage de forma geral, mas quando, de fato, resolvo acrescentar algo ao meu guarda-roupa, compro das marcas, Kowtow, Reformation, Everlane, Nisolo e Alternative Apparel.. Eu amo a Eckhaus Latta e Maiyet como fontes de inspiração. Também adoro apoiar designers pequenos ainda em ascenção. Para os homens da minha vida, gosto de comprar nas marcas Brave GentleMan, Ministry of Supply, Apolis, Alternative Apparel", diz Natalie.

Pronto(a) para verificar quão sustentável sua marca favorita realmente é? Clique aqui.

Por: Lilian Liu

Crédito da foto: Project JUST

Mais posts

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Faça um favor ao seu guarda roupa e ao mundo.

Inscreva-se na nossa newsletter e ganhe 10% de desconto em seu primeiro pedido!

Pesquisar na nossa loja