REINVENTE-SE TODOS OS DIAS

Postado em 14 January 2017

Há algum tempo venho tentando melhorar o meu guarda-roupa, e embora seja um projeto em andamento, estou animadíssima com o meu progresso!  Eu costumava levar horas para me vestir de manhã: via um armário com roupas amarrotadas na minha frente, e não sentia vontade de vestir nada. Eu sei que esse drama do “não tenho roupa” é um clichê presente na vida de muitos - a sensação de insatisfação frente a um mundo de opções que vive nos nossos guarda-roupas é motivo de ansiedade e de idas irracionais e desnecessárias ao shopping. Mas clichês são bregas, chatos e enjoados e, por isso, resolvi mudar o meu guarda-roupa. Não usar 80% das suas roupas e sentir amor e carinho apenas por algumas peças não faz sentido algum: além de ocupar um espaço valioso (principalmente quando se vive em ‘apertamentos’, como é o meu caso em Nova York), as roupas ficam amassadas e perde-se tempo demais decidindo o que usar (eu provava um milhão de combinações até decidir depois de uma hora que ia com as roupas ‘de sempre’).

Mas qual foi o efeito que essa mudança teve? Desde que resolvi transformar o meu armário, me tornei uma pessoa:

1. Menos atrasada - eu diria que passei a ser 85% pontual - OK, às vezes ainda me atraso um pouquinho, mas não é mais por causa da indecisão do que vestir.

2. Mais bem-humorada, conectada e segura – começo o meu dia sem stress. Não sou uma pessoa matinal, e a indecisão do que vestir logo de manhã me tirava do sério! Vejo sentido no que visto, e não me sinto mais como uma alma no corpo errado. Amo todas as minhas roupas, mas quando deixo de amar, encontro o destino certo para cada peça – vendo, doo ou reciclo. E arrumar a mala para viagens passou a ser uma delícia!

3. Mais criativa e espontânea! Aprendi a me reinventar todos os dias através do meu look. Ficou fácil me vestir conforme o meu humor.

Minha principal inspiração para fazer essa mudança acontecer foi o conceito do armário-cápsula. O armário-cápsula trata-se de um guarda-roupa mínimo, com um número finito de peças intercambiáveis que você ama vestir. Por exemplo, você pode ter 25-30 peças que combinem umas com as outras. Dessa forma, você minimiza a quantidade de peças no seu guarda-roupa, e maximiza o número de looks possíveis.

Hoje penso mais antes de comprar alguma roupa nova, não compro por impulso, e não me importo em pagar mais caro por algo que fará parte do meu armário-cápsula. Vou usar pelo menos 30 vezes? É atemporal? Qual é a durabilidade da peça? Qual é a sua versatilidade? Vou enjoar dessa cor ou estampa? Como a peça foi feita? Ela me ajuda a dizer quem eu sou? Se a resposta for afirmativa para a maioria das perguntas, não tenho dúvidas sobre a compra. E de pouquinho em pouquinho, o meu guarda-roupa fica melhor, mais enxuto, e só com peças que fazem sentido.

Separei para vocês alguns exemplos de marcas e uma ferramenta que abraçam o conceito de atemporalidade e armário-cápsula:

1. VETTA

Recentemente, as estilistas Cara e Vanessa lançaram a coleção-cápsula VETTA. A coleção é composta de 5 peças, com as quais é possível criar 30 looks diferentes. Todas as peças são feitas de forma responsável nos EUA, com materiais eco-friendly. Definitivamente, um mundo de possibilidades!

2. Eileen Fisher

Pioneira no conceito de atemporalidade, se comprometeu a produzir 100% das suas peças apenas com tecidos orgânicos até 2020. A marca é uma grande inspiração de moda ética e sustentável.

3. Flavia Aranha

A estilista Flávia Aranha, de São Paulo, produz peças atemporais brasileiríssimas, com materiais e coloração naturais.

4. Everlane

Startup de São Francisco, a marca vende peças básicas, atemporais e de alta qualidade. Além disso, é radicalmente transparente sobre as fábricas que produzem as suas roupas e os seus custos de produção.

4. Capsules Beta e Marie Kondo

Para quem precisa de uma mãozinha, descobri este app, Capsules Beta, que pode ser útil. E é claro que eu não poderia deixar de citar o best seller da Marie Kondo, “A magia da arrumação”, para quem precisa de um passo-a-passo na arrumação do armário.

Boa sorte no seu projeto e reinvente-se todos os dias!

Por: Carolina Perlingiere

Crédito da foto: VETTA 

Mais posts

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Faça um favor ao seu guarda roupa e ao mundo.

Inscreva-se na nossa newsletter e ganhe 10% de desconto em seu primeiro pedido!

Pesquisar na nossa loja